Rede elétrica e instalação de ar-condicionado – 6 cuidados básicos

  1. Home
  2. Rede elétrica e instalação de ar-condicionado – 6 cuidados básicos

Rede elétrica e instalação de ar-condicionado – 6 cuidados básicos

Você não precisa saber tudo o que uma equipe de instalação de ar-condicionado sabe, mas é sempre bom conhecer o básico para acompanhar a instalação e se sentir mais seguro, não é verdade?

E, quando falamos em rede elétrica e instalação de ar-condicionado, alguns cuidados devem ser tomados para que tudo saia conforme o planejado, sem nenhum risco de acidente. Isso garante, além da segurança das pessoas envolvidas, o bom funcionamento dos aparelhos por mais tempo.

Para que tudo dê certo, não basta analisar o ambiente de instalação, escolher o modelo mais apropriado e a potência certa, é necessário observar as condições da rede elétrica também. Pode parecer óbvio, mas esses cuidados são negligenciados por muitas pessoas e até por técnicos.

Hoje vamos ajudar você com informações sobre rede elétrica e instalação de ar-condicionado – 6 cuidados básicos. Confira!

  1. Verificar a rede elétrica antes de instalar

Antes de tudo, o técnico deve verificar a voltagem do ar-condicionado e a tensão do local onde será instalado. É necessário que a tensão dos dois seja compatível, devendo ser de 110v ou 220v. A tensão padrão no país é de 110v, mas geralmente existe uma tomada de 220v para a instalação dos aparelhos, porque a maior parte dos equipamentos funciona nessa voltagem.

Além dessa verificação, antes de adquirir um aparelho, é importante fazer uma análise mais ampla, abrangendo a capacidade elétrica da região, o estado da fiação e instalações elétricas do prédio ou casa e a adaptação do tipo de sistema ao local. Isso porque nem sempre o lugar tem condições de ter um ar-condicionado, muitas vezes por ser uma construção muito antiga.

Outro cuidado que se deve ter é nunca ligar os aparelhos de ar-condicionado a transformadores, porque pode comprometer a durabilidade, o funcionamento e aumentar o consumo de energia.

  1. Optar pela fiação apropriada

A fiação escolhida deve ser adequada ao aparelho, caso contrário, ele não funcionará corretamente, podendo, com o tempo, até estragar. Portanto, a regra é a seguinte: quanto maior a potência do aparelho, maior deve ser a espessura do fio. Isso faz com que os fios mais grossos aguentem temperaturas maiores necessárias para que a energia circule com mais intensidade.

  1. Sempre ligar o aparelho a um disjuntor

O disjuntor tem a função de proteger o circuito elétrico, ou seja, desarmar quando acontece alguma sobrecarga, desligando o ar-condicionado nesse caso. Isso evita curto-circuitos e acidentes.

O ideal é que o aparelho seja ligado a um disjuntor exclusivo, que deve ser escolhido com base na sua potência. Para isso, cheque no manual do aparelho qual o disjuntor indicado pelo fabricante. Se não houver nenhuma indicação, consulte um técnico especializado para ajudar você nessa escolha.

  1. Ter uma tomada somente para a instalação do ar-condicionado

Cada ar-condicionado precisa ter uma tomada exclusiva para ele. Para evitar a sobrecarga da rede elétrica, não use benjamins para ligar outros aparelhos na mesma tomada. Muitas vezes, esses “jeitinhos” podem causar sérios problemas.

  1. Conhecer a potência do aparelho

Cada aparelho tem uma potência, que é medida em BTUS. Ela indica a capacidade de refrigeração do ar-condicionado. Ou seja, quanto mais BTUS ele tiver, maior será essa capacidade.

É importante conhecer a potência do aparelho não apenas na hora da instalação, mas também antes de comprar o ar-condicionado. Por exemplo, para espaços maiores, recomenda-se aparelhos com maior potência para dar conta da necessidade do local. Utilizando o mesmo exemplo, na hora da instalação, é necessária uma rede elétrica mais preparada porque o consumo de energia está diretamente ligado à potência em BTUS.

Lembrando que quanto maior a potência do ar-condicionado, maior a velocidade de resfriamento, mais conforto para os ambientes, maior potência ao lançar o ar no local, maior alcance do ar nos espaços e uma melhor experiência geral com o aparelho.

6. Escolher o tipo de tubos adequados

Os materiais mais indicados para suportar a carga térmica do ar-condicionado são o cobre e o alumínio. Outro cuidado é obter os tubos de PVC para drenarem da água que sai do aparelho.

 

Continue contando com a ReformAr. Somos especializados e habilitados para qualquer tipo de obra de instalação e execução de projetos de climatização.

Até as próximas dicas!

Abrir whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá
Podemos te ajudar?