Problemas alérgicos e ar-condicionado

  1. Home
  2. Problemas alérgicos e ar-condicionado

Problemas alérgicos e ar-condicionado

Muita gente sofre de problemas alérgicos, principalmente quando a temperatura muda bruscamente, mas poucas pessoas associam o problema à limpeza dos aparelhos de ar-condicionado. Entretanto, é bom checar se você está fazendo a limpeza dos seus aparelhos da forma correta e no tempo indicado. Seguem algumas dicas:

1. Limpe o filtro do seu ar-condicionado

Essa prática simples mantém o ambiente da sua casa sempre saudável, evitando doenças alérgicas e outros problemas de saúde. Além disso, a limpeza correta dos filtros evita um maior consumo de energia, menor vida útil das peças e sua consequente necessidade de reposição. Aparelhos de ar-condicionado bem higienizados também reduzem a emissão de poluentes no ar.

Dentro de casa, você mesmo pode limpar o filtro do ar-condicionado a cada 15 dias ou no máximo uma vez por mês. Uma vez por ano, chame um técnico especializado para fazer uma limpeza mais profunda e a higienização do aparelho.

A partir do momento em que a limpeza dos aparelhos vira um hábito, fica mais fácil de seguir com essa prática. A dica é colocar na agenda e se programar.

2. Evite que a umidade entre na sua casa

Quando chove por muitos dias seguidos, como no inverno, a umidade aparece e incomoda principalmente quem sofre com problemas alérgicos. Para amenizar a umidade, use a função DESUMIDIFICADOR do seu aparelho.

Se você deixar o seu aparelho ligado nessa função por algumas horas na semana, ajuda a proteger a sua casa da umidade e do mofo. Use também para auxiliar na secagem das roupas dentro de casa.

3. Escolha aparelhos de ar-condicionado que purificam o ar

Algumas marcas de ar-condicionado possuem tecnologia que purificam o ar do seu ambiente sendo que alguns, inclusive, chegam a eliminar até 99% de bactérias e vírus presentes no ar. Você sabia disso? Vale à pena informar-se sobre quais marcas oferecem aparelhos como estes.

4. Evite contato direto com o ar do ar-condicionado

Quem tem alergia respiratória muitas vezes tem o problema agravado quando fica em contato direto com o ar que sai do ar-condicionado. Nesse caso, a dica é utilizar a função Conforto do seu aparelho, em que o ar não sai com tanta força e nem fica direcionado para baixo. É sempre bom estudar o manual do seu aparelho para saber mais sobre cada função.

5. Intercale períodos com o ar-condicionado ligado e desligado

 

O choque térmico de passar de um ambiente quente ou frio para o local já climatizado pode provocar crises de rinite, bronquite e outros tipos de alergias. Por isso, a dica é intercalar o aparelho ligado e desligado para não sobrecarregar o ambiente.

Dicas extras:

. Procure deixar a sua casa sempre bem arejada, mesmo nos dias mais frios. O ar precisa circular.

. Evite ter muitos tapetes e cortinas volumosas em casa.

. Higienize os tapetes e as cortinas pelo menos a cada 6 meses. Esses locais costumam abrigar ácaros, fungos e bactérias.

. Evite ursos de pelúcia e móveis com muitos compartimentos, que acumulem muito pó.

. Hidrate-se sempre que puder para não sofrer com a falta de umidade no ambiente.

Curtiu as dicas? Continue cuidando da saúde do seu ambiente e da sua família. E conte sempre com a gente. A ReformAR é especializada e habilitada para qualquer tipo de instalação e execução de projetos de climatização.

Até a próxima!

Abrir whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá
Podemos te ajudar?