5 mitos sobre ar-condicionado

  1. Home
  2. 5 mitos sobre ar-condicionado

5 mitos sobre ar-condicionado

Quando falamos em ar-condicionado, surgem alguns mitos relacionados aos aparelhos, que vão sendo passados adiante e que podem gerar dúvidas na hora de adquirir o seu para a sua casa e o seu escritório.

Hoje vamos falar sobre cada um deles. Confira.

  1. Não faz bem dormir com o ar-condicionado ligado

Isso só é verdade se o aparelho estiver sujo, aí sim ele pode causar problemas de saúde. Convenhamos que o que faz mal mesmo é dormir mal, acordando a toda hora por causa do calor ou do frio. A falta de qualidade do sono pode causar irritação, mal desempenho no trabalho e na escola e até mal estar físico.

Portanto, garanta um bom sono mantendo o ambiente com uma temperatura amena, sem congelar e sem esquentar tanto (o ideal é 23 graus tanto no inverno quanto no verão); posicionar a saída do ar para cima, sem deixar direto no rosto (o sistema inverter garante um fluxo mais natural do ar).

  1. Ar-condicionado não é indicado para quem tem problemas alérgicos

Isso é mito, afinal, novamente batemos na tecla de que um ar-condicionado só faz mal se estiver sujo. Limpe os filtros do seu aparelho de 15 em 15 dias ou no máximo a cada 30 dias, além de fazer a limpeza completa do aparelho uma vez por ano.

Opte por modelos com purificador de ar, que eliminam de 90 a 99% dos fungos e bactérias presentes no ambiente. Mantenha uma temperatura amena e, de vez em quando, use a função desumidificador do seu aparelho para amenizar a umidade do ambiente.

  1. Impossível economizar na conta da luz com ar-condicionado

Outro mito que vale à pena desmistificar. Existem modelos, como o Inverter, com tecnologia que ajustam a potência do aparelho de acordo com a temperatura do ambiente, o que leva a uma economia de energia de até 70% em relação aos outros aparelhos.

Algumas dicas pra economizar:  

. Se o seu aparelho tiver a função de programar o desligamento, use-a para economizar ainda mais;

. Na hora de comprar, opte por um aparelho com potência adequada ao tamanho do cômodo porque, se ele tiver menos potência do que precisa, ele consome mais energia para funcionar;

. O aparelho deve ser instalado em um lugar sem que o sol bata diretamente e com boa circulação de ar;

. Mantenha uma temperatura amena, sem alterações a toda a hora;

. Deixe portas e janelas fechadas enquanto o aparelho estiver ligado;

. Higienize os filtros e o aparelho regularmente.

  1. Qualquer um que seguir o manual pode instalar um ar-condicionado

Seria mais prático se fosse verdade, mas o fato é que a instalação de aparelhos de ar-condicionado deve ser realizada por uma equipe especializada para evitar riscos de danificar o aparelho. Um simples erro de posicionamento da mangueira, por exemplo, pode inutilizar o aparelho.

Mas, como sempre indicamos, estude o manual do seu aparelho para utilizá-lo da melhor forma possível.

  1. O melhor lugar pra instalar um ar-condicionado é onde sobrar espaço

Isso não é verdade. Cada tipo de aparelho e cada ambiente pede uma instalação específica. É importante que o aparelho não fique exposto ao sol em nenhum momento do dia, mas além disso existem outras condições ideais para a instalação correta dos aparelhos de ar-condicionado. Consulte um especialista antes para garantir.

 

Tem mais alguma dúvida ou algum mito para desmistificar?

Conte sempre com a ReformAr. Somos especializados e habilitados para qualquer tipo de instalação e execução de projetos de climatização, além de oferecer as melhores marcas de ar-condicionado do mercado.

Até as próximas dicas!

Abrir whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá
Podemos te ajudar?